Artistes en résidence à Ste Geneviève des Bois (91)

Je suis un paragraphe. Cliquez ici pour ajouter votre propre texte et modifiez-moi. Je suis l'endroit parfait pour raconter une histoire, et pour vous présenter à vos utilisateurs.

Copiar / colar a realidade?

 

Copiar y pegar la realidad ? Es la apuesta loca que los artistas franceses Les Nivaux se han lanzado. Desplazar el paso de peatones de Abbey Road en varios países del mundo. ¿ Ustedes imaginan Abbey Road normalmente situado en Londres en la plaza Zòcalo en México? En la búsqueda de una nueva mirada fotográfica, utilizan el escáner para deslocalizar algunos fragmentos de la realidad. Una curiosa práctica de extracción de lugares que cambia nuestra visión del mundo.

 

 

COMO ?

 

(* Cópiar) O Scanner é a ferramenta fotográfica. Digitalizar em vez de fotografar, foi o que “Les Nivaux” quiseram trazer ao mundo artístico. Ele adiciona uma proximidade e uma dimensão tátil única à imagem fotográfica. A imagem digitalizada aboliu as distâncias e torna-se  então uma imagem que se toca. A luz do cliché intriga, os volumes, as cores e os detalhes são realçados pelo scanner. Acompanhados por uma equipa de voluntários, “Les Nivaux”,em algumas noites, digitalizaram por partes a famosa passadeira de Abbey Road, em Londres. Eles reuniram as  400 partes para recriar-la totalmente o mais próximo possível da original.

 

(* Colar) Esta imagem recolhida tem que ser impressa em algum lugar. “Les Nivaux”, escolheram mover a passadeira de Abbey Road em 15 países. A partir de Outubro de 2015, a  fotografia em grande formato será colada nos solos dos lugares influentes das maiores cidades do mundo. A colagem será efetuada com a ajuda preciosa de fãs voluntários dos Beatles e da arte. A passadeira, ainda que desenraizada, tomará toda a sua realidade no momento da colagem.

 

 

PORQUÊ ? 

 

Para reativar as memórias coletivas e aproximar os mundos. “Les Nivaux”, conhecidos por trabalhar com o scanner, procuram mover o real. Eles empurram marcadores de espaço coletivos para um novo olhar sobre a realidade. Uma curiosa extração de lugares sacode a nossa visão do mundo. O assunto fora do contexto promove a hiper presença  da imagem recolhida.

«Cross the Scan» é certamente um projeto de arte contemporânea, mas também é um projeto social. Abbey Road está, na imagem coletiva, ligado ao grupo dos Beatles para todas as gerações. Encarna a famosa imagem da capa do disco do grupo atravessando a passadeira. Hoje, todos os dias, centenas de fãs pousam para repetir esta cena. O projeto Cross the Scan questiona este fenômeno social.

 

ONDE E QUANDO ? 

 

As colagens terão lugar em 2016, em vários países do mundo em todos os continentes. Pode encontrar detalhes do projeto e obter mais informações sobre os artistas através das redes sociais #LesNivaux #Crossthescan e no site : www.lesnivaux.com 

 

 

QUEM ? 

 

Um casal de artistas franceses. “Les Nivaux” fizeram do scanner um instrumento. 10 anos de experimentação técnica e pesquisa artística permitiram a Pascale e a Thierry desenvolverem e especializarem-se neste  processo. Primeiro iniciado na sua oficina, logo se desenvolveu nas suas muitas viagens. O solo estranho de Roswell, a lendária Rota 66 ou o Golden Gate passaram por baixo dos scanners de “Les Nivaux” e hoje eles têm vistas em Abbey Road.

 

 

 

©Les Nivaux, Cross the Scan. Photograph 4x8m

©Les Nivaux, Cross the Scan. Um detalhe correspondente a 1 imagem digitalizada.

Copyright © All rights reserved. Toutes les images sur ce site sont la propriété des photographes ©Les nivaux